Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

The 'Peak'


É engraçado de onde vem um 'brainstorm'; cá estava eu assistindo Blue Mountain State (um seriado de comédia nos moldes de American Pie, com futebol americano como tema) e eis que me aparece um assunto importante num episódio perdido: 'The Peak' ou o 'O Auge' da vida de uma pessoa. E passei a pensar nisso. A ter um brainstorm sobre isso!

Foram mais de duas horas cerca de três cervejas e um pacote de amendoim para eu parar de pensar nisso sem chegar numa conclusão definitiva; sobre o que isso significativa e por isso decidi trazer essa discussão a vocês; e primeiramente vocês devem entender o conceito do 'Peak'; é o ponto alto da sua vida, a melhor fase, o melhor dia, aquele momento em que você vai aproveitar de tal maneira que tudo o que acontecer dali em diante na sua vida será 'pior' do que aquela fase. Podemos dizer que na sociedade machista em que vivemos, para os homens casados e barrigudos essa época é os vinte-e-poucos-anos quando tem um trabalho fácil, sem responsabilidades, as contas são divididas com os pais e a única dona do seu coração é a cerveja, pois as mulheres se alternam de dias em dias; ao mesmo tempo, para a mulher é aquela época em que o relacionamento amadurece e se torna algo lindo; antes de chegar na fase do comodismo padrão... Só que, se me permitem questionar, por que diabos começamos a achar (nós a sociedade) que isso era o Auge da nossa vida?

Não vou me demorar na resposta que acho que é a grande para 90% dos problemas da atualida: a inversão de valores... Nesse caso acho que é um pouco mais que isso; antigamente (não precisa nem ir tão longe, 40 anos atrás) as pessoas tinham sonhos: ser médico, mãe, escritor, ter um carro, ser pai, viajar o mundo, ser ator, virar cineasta... E por aí vai, só que hoje em dia, pela globalização em si, tudo ficou mais fácil (ou menos sonhável, como gosto de dizer) e as pessoas não sonham mais. E, verdade seja dita, viver sem sonhar é uma merda.

Sinceramente eu admiro e pago um pau tremendo pra quem segue atrás dos seus sonhos; não que eu ache feio quem traça metas e planos e vive baseado na segurança financeira; pelo contrário, eu tenho um pouco disso; mas, às vezes, gostaria de ser mais sonhador; porque aí minha vida não teria de chegar ao 'The Peak', porque ele é exatamente isso, o ponto em que seu sonho se realiza! Só que é aí que está a armadilha de tudo, e se um dia você realizar o seu sonho, quer dizer que a partir daí tudo vai descer ladeira a baixo? Não! Porque você vai estar vivendo um sonho! O sonho ao se realizar só abre caminho para novos sonhos e pra mim esse é o conceito-chave do Auge da vida humana, é uma qualidade (ou defeito) que só o ser humano tem a 'Ganancia'. Há quem diga que isso é apenas um pecado; eu acredito que isso, na sua devida proporção é a capacidade de tentar ser feliz cada vez mais e não se contentar apenas com o que a vida lhe deu... É correr atrás do seu destino sabem?

E aí, eu venho pra minha vida e pra vida de pessoas próximas a mim... Até pouco tempo atrás eu tinha uma vida boa, excelente eu diria; e aí eu decidi mudar, por motivos errados, é bem verdade... E aí tudo ficou ruim, muito ruim, porque eu passei a olhar minha vida antes da mudança como 'The Peak'; que eu nunca iria voltar a ser feliz como eu fui! E eu garanto a vocês, durante aquela situação essa era a verdade absoluta... Porém, de repente, num dia nublado qualquer, quando o sol veio e o vento soprou, essa sensação se foi... Eu percebi todas as possibilidades que a vida tinha pra me dar... Que o melhor momento da minha vida é agora; nem o passado, nem o futuro... Simplesmente agora. Agora é o Auge e diferentemente do Monte Everest que termina num ponto, minha vida só tem a subir, cabe a mim continuar a querer isso... É assim com todo mundo, sempre é... Desde a relacionamentos, vida profissional, esportes ou sei lá o que...

Não estou aqui fazendo apologia para que vocês se demitam do emprego agora ou coloquem um fim no seu relacionamento duradouro; pelo contrário, estou dizendo pra você aproveitar sua vida a 100, 120, 150%! Porque a vida é agora e o tempo que vivemos atualmente é o Presente! Um presente que Deus nos deu e nos dá todo dia ao conseguirmos acordar (e se você não acredita em Deus, acredite em si mesmo por ter chegado onde chegou). Não deixe que lhe limitem, não acredite que seu emprego que tem um chefe imbecil, ou seu relacionamento que tem uma sogra chata lhe prenda; perceba que a vida tem infinitas possibilidades, cabe a si fazê-la algo melhor.

Sei bem que isso está soando como texto motivacional, e nunca foi a intenção. A conclusão aqui é simples; o Auge da sua vida não existe; foi uma limitação que você colocou para justificar um possível fracasso e bem; não faça isso... Não quando o mundo está ai aberto pra você. E digo mais, quer uma forma simples de perceber isso? Dê um mergulho no mar e olhe pro céu. Mesmo se tudo mudar, o mar vai estar lá e o céu também. Entendeu? Se tudo mudar, você ainda vai poder ir mergulhar no mar e olhar o céu. A cerveja ainda vai poder descer gelada, etc e tals... Não se limite, simples assim.

(Trago a  linda Adele, porque é sempre bom escutá-la, (: )
                               

Ah você pode gostar do textinho que eu fiz nesse brainstorm quando percebi que meu 'The Peak' era eu mesmo: Sou

Nenhum comentário:

Postar um comentário