Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval Durante o ANO TODO


Eu vejo tanta gente esperando tanto tempo pelo carnaval, falando dele como se fosse a melhor época do ano, como se fosse uma época mágina e que só se repete uma vez no ano; 5 dias onde a ordem é se esbaldar e deixar qualquer preocupação de lado; e só consigo pensar uma coisa 'mas que pessoa fútil'. Calma, antes que joguem as pedras, eu AMO o carnaval, mas por outros motivos que vou explicar ao longo desse texto.

O maior problema, ao meu ver, é que o Carnaval são só mais 5 dias, de outros 365 que a gente tem num ano, e por isso deveriamos nos portar neles como nos portamos nos outros 360. Ah, ai vai tem gente que vai dizer que eu estou sendo imbecil em dizer que no carnaval não é diferente, mas sinceramente? Pra mim não é! O carnaval é a maior festa popular do Brasil, uma época em que todo mundo decide se soltar, e aproveitar a vida como se não tivesse amanhã, de tentar ser feliz ao máximo possível, quando as pessoas abrem os corações para amores sem pé nem cabeça, se divertem com pessoas que nunca olhariam em dias normais e deixam-se levar pelo calor do momento (e que calor). Só que pra mim, essas pessoas estão erradas em serem só assim 'carnavalescas' durante o carnaval! Por que não ser assim o ano todo? Sério!

O Carnaval nos dá uma oportunidade única em repensar o jeito como temos guiado nossa vida durante os outros 360 dias, nos dá a oportunidade de perceber que aquele pudor que temos durante o ano todo não passa de um falso pudor, que o que nós temos vontade mesmo é de ser livre, sem preconceitos contra 'feios', 'idiotas' ou 'do mesmo sexo'; na verdade tudo que a gente faz no carnaval, bem lá no fundo a gente já teve vontade de fazer! E não me venha com essa de 'só fiz isso porque era carnaval', porque isso é mentira! E das feias. Outra coisa que me incomoda bastante é o sentimento das pessoas comprometidas que se privam do Carnaval, como se os 5 dias fossem algo abominável. De verdade, pessoas comprometidas que falam mal do carnaval, pra mim são pessoas que tem vontade de se libertar, que se sentem presas pelo relacionamento, e que sabem que se tiverem a oportunidade de trair, como o carnaval dá pelo seu clima tão cheio de luxúria, iram trair. Eu até entendo a insegurança dos ciumentos, mas se você confia na pessoa que está a seu lado, não é o carnaval que vai fazê-lo trair; tal igual se você é insegura quanto a fidelidade do seu parceiro, não é a privação do carnaval que vai torná-lo mais fiel.

Acredito que se metade das pessoas que vivem reclamando da sua rotina, e ansiando para que o Carnaval chegue logo, resolvessem levar sua vida como se fosse um eterno carnaval, estaríamos num mundo muito mais feliz. Simples assim. Lógico que não estou dizendo para bebermos como se não tivesse amanhã, ou para que beijemos qualquer um que apareça na esquina, e principalmente não estou dizendo para passarmos a usar fantasia no dia-a-dia. Estou apenas afirmando que o sentimento contagiante do Carnaval deveria se estender para o ano todo! Assim como o sentimento do Natal, sabe?

Essa vontade de ser livre, de aproveitar a vida, de não esperar nada de novos amores deveria durar o ano todo, porque, sei lá, ao meus olhos, o maior culpado do fracasso precoce de relacionamentos que ainda estão para começar são as 'projeções'; se vivessemos a vida como vivemos nos carnavais, não haveria cobrança; e aí as pessoas não se decepcionariam! Entende?

Eu amo o carnaval, amo a liberdade, amo os 5 dias de festa, fantasia e feriado, e principalmente amo o carnaval da minha cidade (Recife e OLINDA, hehehehe); porém o que mais amo no carnaval é ver nos olhos das pessoas que elas sentem vontade de 'viver', que elas não estão mais presas às correntes imaginárias que colocaram em si por causa de falsos pudores.

Isso vale pros relacionamentos. Não espere nada de ninguém, pode até ser uma mensagem fria, mas é só um jeito simples de não complicar as coisas, pra que projetar se você mesmo está incerto sobre qualquer possibilidade do futuro (inclusive o que você vai jantar amanhã!). O melhor a fazer com qualquer relacionamento que você tenha, ou que venha a ter é o seguinte 'Aproveitar até não poder mais'; como o Carnaval, aproveitar até as pernas reclamarem, até a garganta fraquejar, até o corpo não suportar mais. Porque a vida é isso, é um carnaval que não acaba enquanto ainda estamos vivos. Só que tem gente que cria sua própria 'quarta-feira de cinzas' e estraga tudo.

Então é isso, carnaval ta vindo aí. Aproveite, se liberte, mas quando acabar, por favor, não precisa se acorrentar, o carnaval pode durar pra sempre, no seu coração. Fica a dica!

P.S.: Se BEBER NÃO DIRIJA.
P.S.S.: Use CAMISINHA!
P.S.S.S.: E viva o CARNAVAL! UHUL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário