Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quando Não Tá Dando Mais Certo


Todo relacionamento tem disso, alguns rotulam como crises, outros como briga dos 'três meses', 'seis meses', '1 ano', '5 anos'... Mas todos sempre tem essa crise, como se depois de um certo tempo, o casal parasse pra repensar na rotina e percebesse que não ta dando certo... O que fazer?

Primeiramente eu penso que isso é tão natural quanto vez ou outra termos vários dias de chuva seguidos (se bem que isso tem uma explicação cientifica né); as crises vem e vão, porque um relacionamento é um acordo entre duas pessoas que estão sujeitas a crise de existencia; e se, uma só pessoa já tende a ter suas crises, imagina duas juntas, com projeções, vontades e imaginação? Sei lá, acho que a crise tem de existir para se ter uma ideia que o relacionamento tá funcionando direitinho sabe?

O maior problema aqui é quando uma das partes não tem 'paciencia' o suficiente pra encarar essa crise, e acaba tomando uma atitude impulsiva de por um fim do relacionamento (pra não falar quando 'dão um tempo'). Só que essas pessoas não param pra pensar se é aquilo mesmo que ela querem. Sei lá, eu digo por mim mesmo, que tenho um relacionamento sólido e estável, e que como qualquer outro está sujeito a crises e tudo o mais; bem eu penso que se um dia eu me ver numa dessas crises eu vou esperar a poeira baixar, por um mês, por dois meses... Até ter uma certeza absoluta que não vou querer voltar, para não macular nada sabe? Pra não acabar e querer voltar atrás. Porque se arrepender é natural, eu sei, mas sempre é melhor pensar direito antes de tomar uma decisão importante, principalmente uma decisão tão importante como mudar drasticamente sua rotina ao por um fim num relacionamento de longa data.

Eu vejo isso melhor, observando o caso de um grande amigo; nós conversamos sobre a crise dele, e por acaso eu entendia perfeitamente o que ele queria dizer quando me confidenciou que 'ela é a mulher certa, na hora errada. Eu me sinto preso, me sinto tragado e cansado. Eu quero tá com ela quando tou em casa, mas ao lado dela, eu quero estar só. Quero aproveitar os amigos, quero aproveitar minha juventude. Eu vejo as outras pessoas, solteiras principalmente, por aí, aproveitando tudo o que podem, e me vejo privado disso, porque não convêm fazer o que elas fazem; não quando se está namorando como eu estou'; e só coube a mim lhe dizer que ele devia pensar direito antes de tomar qualquer decisão. Bem, como ele é uma pessoa bastante impulsiva, ele acabou, e agora ele quer voltar, e ao mesmo tempo não quer. Complicado não? Sei lá, às vezes eu penso que seria melhor ele ter continuado namorando, e que se as coisas não melhorassem, ele poria um ponto final, mas pelo menos quando o fizesse, estaria convicto de sua decisão... Se bem que sempre existe a dúvida né? Na hora de por um ponto final, enquanto se encara os olhos da pessoa que gostamos, sempre existe aquela pontinha de insegurança, e mais ainda de pena. Mas é como uma amiga minha me disse uma vez, e jamais esqueço 'não se pode ter pena na hora de acabar. Se você sai de casa para por um fim no relacionamento, ponha. Não volte atrás, não naquele dia; Você pode até voltar o relacionamento depois, mas não naquele dia, porque senão o que lhe sobra é inquietante sensação de que você não fez o que queria fazer'.

Na minha concepção as crises vem e vão; como acontecem com todo o resto. Sempre é válido pensar se realmente é culpa do(a) parceiro(a) que o relacionamento não está dando tão certo. Será que não é você que está desleixado demais para não dar certo? E se realmente for 'culpa' dele(a) não seria melhor conversar e tentar melhorar? Conversar sempre resolve tudo, mesmo que seja pra por um fim; nunca deixar acumular 'roupa suja' é a grande solução dos relacionamentos; porque quando a gente engole mais coisas do que as saboreia num parceiro, quer dizer que não estamos aproveitando não é verdade?

Existe um velho ditado que diz 'Voltar com ex-namorado(a) é a mesma coisa que comprar um carro usado que já foi seu. Volta com os mesmos problemas e ainda mais rodado'; eu concordo e discordo (se é que isso faz sentido); concordo na parte que sabe que você não se sente satisfeito com o desempenho do carro (ou do parceiro), e discordo porque diferente de carros, pessoas mais rodadas, são mais experientes e podem ter mudado, melhorado, crescido como um todo (porém a recíproca também é verdadeira e também podem ter regredido); além do que, uma pessoa com quem você já teve um relacionamento, provavelmente lhe conhece bem (ou conhecia você, antes de você mudar), e consequentemente vai saber como lhe fazer bem. Só que ai vem outra questão; vocês dois, depois de mudarem são compatíveis? Porque não eram quando acabaram não é verdade?

Isso tudo pode ter sido um monte de asneiras pra muita gente, mas na minha cabeça é bem simples: Acabar só quando não se tem nada a ganhar na companhia do(a) parceiro. A grande solução é pensar direitinho. Porque um parceiro(a) é o maior investimento que você pode fazer na vida, é sua companhia, seu alicerce para construção do seu futuro e semente para cultivar uma familia; logo nada melhor do que pensar bem antes de arriscar tudo a perder não é verdade? Fica a dica; ser impulsivo, na maioria das vezes é burrice. E no fim, às vezes, as crises são um ponto de partida para recomeçar tudo, para tentar algo novo, para melhorar. É mais válido tentar recomeçar do que terminar, não acha não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário